terça-feira, 25 de junho de 2024

Horóscopo - Posicionamento da Igreja Evangélica Luterana Missionária

 

horoscopo é pecado
Por que a IELM rejeita a leitura de Horóscopo?

Horóscopo é Pecado - A prática do horóscopo, uma forma de adivinhação, tem suas raízes profundamente inseridas na história da humanidade. Até mesmo entre cristãos luteranos é possóvel encontrar pessoas que diariamente consultam seu horóscopo em jornais, rádios e demais mídias digitais. Para alguns é apenas mais um inofensivo hábito cotidiano, mas o que está por trás disso? O crente que se envolve nessa prática está pecando contra Deus? Continue lendo e saberás...

Origem e função

O horóscopo baseia-se na posição dos astros e planetas no momento do nascimento de uma pessoa, com a intenção de prever eventos futuros ou características pessoais. Esta prática remonta às antigas civilizações, como a Babilônica e a Egípcia, onde a observação dos corpos celestes era uma parte crucial da vida cotidiana e da tomada de decisões.

Os babilônios, por exemplo, foram pioneiros na astrologia, criando o zodíaco, um sistema que divide o céu em doze partes iguais, cada uma associada a uma constelação específica. Este conhecimento foi posteriormente disseminado para outras culturas, incluindo os gregos, que refinaram e formalizaram a prática astrológica. Durante o período helenístico, a astrologia foi aprimorada com a introdução de conceitos filosóficos, e a prática do horóscopo começou a tomar a forma que conhecemos hoje.

Cultura popular

Com o tempo, o horóscopo ganhou popularidade em várias culturas ao redor do mundo. Na Idade Média, a astrologia foi integrada ao pensamento científico e filosófico, e muitos estudiosos famosos, como Ptolomeu, contribuíram para seu desenvolvimento. No entanto, com o advento da ciência moderna, a astrologia começou a ser vista com ceticismo, sendo gradualmente separada da astronomia e classificada como pseudociência.

Nos dias de hoje, o horóscopo mantém sua presença, especialmente na cultura popular e nas mídias sociais. Publicações em jornais, revistas e sites especializados continuam a oferecer previsões diárias, semanais e mensais baseadas nos signos do zodíaco. As redes sociais também desempenham um papel crucial na disseminação dessas previsões, tornando-as acessíveis a um público amplo e diversificado.

A Bíblia e a Condenação da Adivinhação 
horoscopo é pecado

Consultar horóscopo é pecado? O que a Bíblia diz sobre isso?

Já foi dito acima o que é horóscopo, mas numa definição simples: Horóscopo basicamente é um conjunto de previsões para o futuro das pessoas, baseado na posição dos Astros, e é matéria de estudo de uma falsa ciência chamada Astrologia. E, a astrologia nada mais é que a "interpretação" de uma suposta influência que as estrelas (e planetas) exercem sobre o destino humano. Obviamente não passa de uma falsa crença.

Mas enfim, consultar horóscopo é ou não é pecado? Sim, é PECADO, porque o horóscopo é uma forma de adivinhação, que por sua vez é uma prática condenada pela Bíblia. O futuro não é definido pelos astros. Acreditar no horóscopo é acreditar em uma mentira.

Ou seja, a previsão do horóscopo não vem da revelação de Deus. Até porque o que Deus tinha para revelar, já O fez em Sua Santa Palavra. Sabemos que só Deus conhece o futuro, mas o horóscopo afirma que pode prever o futuro sem Deus (Isaías 44:7-8).

A prática da adivinhação, incluindo o uso do horóscopo, é expressamente condenada na Bíblia. Uma dos textos mais claros a esse respeito encontra-se em Deuteronômio 18:10-12, onde está escrito: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor; e é por estas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti."

O contexto histórico e religioso dessas passagens é fundamental para compreender a condenação bíblica da adivinhação. Na época em que essas palavras foram escritas, as práticas de adivinhação eram comuns entre as nações vizinhas de Israel. A consulta a adivinhos, os rituais mágicos e outras formas de prever o futuro faziam parte da vida religiosa e cultural desses povos. Contudo, a fé monoteísta israelita, centrada na adoração exclusiva a Deus, via essas práticas como uma ameaça à pureza e exclusividade da sua devoção.

horoscopo é pecado
Levítico e Isaías

Além de Deuteronômio, outras passagens bíblicas reforçam essa proibição. Em Levítico 19:26, lê-se: "Não vos virareis para os adivinhadores nem para os encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." Isaías 8:19 também adverte: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: porventura não consultará um povo ao seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?"

A condenação da adivinhação na Bíblia não se limita a uma preocupação com práticas supersticiosas, mas também ressalta a confiança exclusiva que os fiéis devem depositar em Deus. A adivinhação representava uma busca por controle e conhecimento que devia ser confiado apenas ao Senhor. Assim, a rejeição do horóscopo e de outras formas de adivinhação é uma expressão de fidelidade e obediência à vontade divina, conforme revelada nas Escrituras Sagradas.

Posicionamento da Igreja Evangélica Luterana Missionária

A Igreja Evangélica Luterana Missionária (IELM) mantém uma posição clara e fundamentada em relação ao horóscopo e outras formas de adivinhação. De acordo com a doutrina da igreja, a prática do horóscopo é considerada uma forma de idolatria, pois desvia a confiança e dependência que deveriam ser exclusivamente dedicadas a Deus. A IELM acredita que buscar orientação em estrelas, planetas ou qualquer forma de adivinhação coloca esses elementos em um pedestal que compete com a soberania divina.

Teologicamente, a rejeição do horóscopo pela IELM baseia-se em passagens bíblicas que condenam a prática de adivinhação e a busca por conhecimento fora de Deus. Por exemplo, como visto acima, Deuteronômio 18:10-12 adverte contra a prática de adivinhação, bruxaria e consulta aos mortos, categorizando essas ações como abomináveis aos olhos de Deus. A igreja ensina que confiar em horóscopos para tomar decisões ou prever o futuro é uma violação direta da confiança que os cristãos devem ter naquilo que o Senhor já nos revelou em Sua Santa Palavra.

Além de considerar o horóscopo uma violação da fé cristã, a IELM também vê essa prática como uma distração espiritual que pode levar os fiéis a se afastarem da verdadeira fonte de orientação e sabedoria, que é Deus. Por essa razão, a igreja não só rejeita o horóscopo, mas também orienta seus membros a resistirem a influências externas que promovem esse tipo de prática. A IELM utiliza sermões, estudos bíblicos e aconselhamento pastoral para comunicar essa posição aos seus membros, enfatizando a importância de manter a fé inabalável em Deus.

Jesus Cristo - Único e Suficiente Salvador
horoscopo é pecado

A fé e a confiança em Deus ocupam um lugar central na vida cristã, especialmente para os membros da Igreja Evangélica Luterana Missionária. Crer em Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador é tudo o que se precisa em um mundo repleto de incertezas. Essa confiança divina proporciona uma base sólida para enfrentar os desafios da vida. Buscar a ajuda de Deus, mediante o ouvir da Sua Santa Palavra é o único caminho para todo o cristão verdadeiro.

De acordo com a sã doutrina cristã, horóscopo é pecado, e tanto ele, quanto outras formas de adivinhação desviam os crentes da confiança plena em Deus. A prática de consultar previsões astrológicas pode gerar um falso senso de segurança e, muitas vezes, leva à decepção, pois as estrelas não possuem poder sobre o destino humano. Em contraste, a fé em Deus é um pilar de estabilidade, que nos oferece a paz real. A Bíblia ensina que confiar no Senhor com todo o coração é o caminho para uma vida plena e abençoada.

Uma vida aos pés do Senhor, fundamentada na fé verdadeira, sem atalhos, sem invencionices humanas, promove uma relação íntima com Deus, onde o indivíduo encontra conforto e orientação na oração e nas Sagradas Escrituras. Essa relação é construída sobre a certeza de que Deus está no controle e tem um propósito amoroso para cada um de seus filhos. Ao rejeitar o horóscopo, com a ajuda do Espírito Santo de Deus, cada cristão está rejeitando mais uma das obras da carne, e reafirma sua lealdade ao Criador e à sua vontade soberana, reconhecendo que somente Ele conhece verdadeiramente o futuro e guia os passos de cada um de nós.

Veja o que mais a Bíblia diz sobre obras da carne e obras do Espírito:

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti,que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." - Gálatas 5:19-25

Horóscopo, Signos, Adivinhação, Presságio, Agouro, Simpatia...nada disso vem de Deus, então por que você que se considera um cristão verdadeiro, permaneceria envolvido nisso?

Emfim é isto amados, se o problema era falta de conhecimento sobre o que o Senhor diz sobre se horóscopo é pecado, eis ai a Verdade da Palavra de Deus!

horoscopo é pecado
E se você ainda tem dúvidas e persiste nisso, eu te exorto em nome de Jesus Cristo, abandone imediatamente o uso de signos, horóscopos e advinhações! Fiel é a palavra: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." - João 8:36 - "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." Romanos 6:22

Lembre-se Horóscopo é pecado, mas Jesus te ama: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo 3.16)

Abandone essa prática, reconheça-se como pecador, arrependa-se e vem pra Jesus!

A Igreja Evangélica Luterana Missionária enfatiza a importância de uma vida de fé e confiança em Deus como a verdadeira fonte de paz e segurança. Essa confiança liberta os crentes da necessidade de buscar respostas em práticas externas e os orienta a confiar na providência divina, que é infinita em sabedoria e amor.

 

Revdo. Ari Fialho Júnior
Igreja Evangélica Luterana Missionária
Gravataí/RS

* Clique AQUI e visite nosso canal no YouTube. Ative o "sininho" e faça sua inscrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário