sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pergunta feita por Jodeily, usuária do Y!R, sobre o significado da palavra Evangelicalismo e sua comparação com a palavra Evangelismo. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor pela autora da pergunta. Acompanhe:

Oi Rev. Ari

Gostaria de fazer somente uma perguntinha: EVANGELICALISMO existe esta palavra?
E caso exista ela tem o mesmo sentido que EVANGELISMO? É que Rev. usou este termo aqui [no Y!R] em resposta a uma pergunta de outro usuário. Então eu gostaria de saber o significado e a diferença entre elas. Obrigada.

===============
Resposta do Rev. Ari:
Olá Jodely
Bom dia!

Obrigado por sua pergunta. Embora não seja uma questão bíblica, vejo aqui a oportunidade de esclarecer mais uma dúvida, que talvez seja a mesma de muitas outras pessoas.

Segue abaixo parte do significado da palavra Evangelicalismo de acordo com a Wikipédia:

* Evangelicalismo - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Evangelicalismo é uma concepção originária de "evangélico", o Evangelicalismo é um movimento teológico originário do Protestantismo, mas que não se limita a ele, que crê na necessidade de o indivíduo passar por uma experiência de conversão ("nascer de novo", "crer em Jesus") e que adota a Bíblia como única base de fé e prática. Segundo Hudson [1], evangelicalismo é um movimento teológico que enfatiza a experiência de conversão como ponto de partida da vida cristã".

Clique aqui e você poderá ler o texto completo.

=============
* Compare agora com Evangelismo e veja a diferença:

Evangelismo ou Evangelização é a pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) e, por extensão, qualquer forma de pregação e proselitismo, com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores".

Para mais detalhes veja a fonte aqui.

===========

Ocorre que no caso que o Irmão José expôs em sua pergunta usei a palavra "Evangelicalismo" porque o pastor foi rechaçado não por evangelizar as pessoas, mas sim por causa do "Movimento Religioso" que ele representava. Em minha opinião ele sofreu discriminação e foi vitima de crime contra o sentimento religioso. Mas isto já é assunto pra outra postagem.


Deus te abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

==============
Comentários da autora da pergunta:
Vivendo e aprendendo... Foi muito esclarecedor, obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário