segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perguntado por "Pensador", usuário do Y!R, sobre o Moisés no monte da Transfiguração. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Como foi que Moisés apareceu na transfiguração junto com Jesus se Moisés já estava morto?



Pensador

===============

Resposta do Rev. Ari

Rev Ari

Olá Pensador
Boa tarde!

A dificuldade de alguns em entender o trecho bíblico que fala sobre Moisés e Elias aparecendo no monte parece estar relacionada a uma suposta "condição" para que isto ocorresse, ou seja, que Moisés deveria ter sido trasladado, sem passar pela morte, como Elias e Enoque. Mas não é isto o que a Bíblia diz: "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." Josué 1:2


Parece-me também que, segundo o entendimento de alguns, outra condição para que Moisés pudesse ser visto seria que tivesse já ressuscitado a fim de poder ser visto no monte da transfiguração. Mas a Bíblia não fala sobre nenhuma suposta "ressurreição antecipada" de Moisés antes da ressurreição de Cristo.


Vejamos agora o que está escrito no Livro de Apocalipse: "Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram." Apocalipse 6:9-11


Nenhuma dessas pessoas ressuscitou até agora. Ressuscitarão no último dia, como está escrito: "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." João 6:40


Após o exposto, entendamos que toda a dificuldade de compreensão do texto bíblico sobre a transfiguração desaparece se atentarmos para isto: "E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele." [A expressão] "Falando com ele" nos pode revelar algumas (...)conclusões:

1- O Senhor Jesus Cristo é a autoridade soberana e suprema dos céus e da terra. Nada fica fora de sua autoridade. Ele tem a autoridade de fazer a comunicação entre o céu e a terra, tem autoridade sobre a alma dos vivos e dos mortos e tem autoridade sobre o tempo e o espaço. Logo, estando Ele presente, tudo é possível.

2-Interessantemente, a Bíblia não cita que Moisés ou Elias tenham falado com Pedro, Tiago e João, mas fala que Moisés e Elias estavam "Falando com Ele" (Jesus), apenas. Outro ponto interessante é este: "Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus."


Isto significa que a visão que tiveram Pedro, Tiago e João além de não ser um acontecimento deste mundo, estava totalmente sujeita à presença do Senhor Jesus. [A transfiguração de] Jesus os levou a uma experiência sobrenatural divina elevada a ponto de ouvirem a voz do Pai: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi."


O que ocorreu foi a elevação dos apóstolos às dimensões espirituais celestiais, o que foi feito pela autoridade de Cristo, [Senhor e doador da vida]. Essa dimensão espiritual elevadíssima é onde estão Moisés e Elias agora [junto aos demais descritos em Ap 6.9-11], em estado de consciência. A visão que tiveram [não tem nada a ver com reencarnação, e também] não implica em nenhuma ressurreição antecipada, (...) de Moisés antes de Cristo ressuscitar [nem em consulta aos mortos como insistem alguns]. Ao terminar o período da visão concedida aos apóstolos pelo Senhor Jesus, eis que a realidade desta existência, em sua cronologia estabelecida por Deus, foi observada e vista: "Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus."


Deus o abençoe.

Creia nisto:JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Fonte(s):
http://www.gostodeler.com.br/materia/3267/a_transfiguracao_no_monte_da_transfiguracao_jesus_cristo_elias_e_moises.html

================


Comentário final do autor da pergunta:

Caro amigo, achei sua resposta a mais conscistente , em especial o ponto 2.

Gostei das explicações.
PARABÉNS

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário