terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pergunta feita por Elroberto, usuário do Y!R, sobre perdão dos pecados. Leia a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Seus pecados serão perdoados depois que arrepender e se converter?

Muitos evangélicos se dizem salvos depois que se converteu,mesmo vindo de pecados condenados na bíblia,como adultério,assassinatos,roubos,violação de todos os tipos e dizem salvos quando se converte nas igrejas evangélicas.


Gostaria de saber se o arrependimento e a conversão sana a divida que a pessoa tem com Deus, por quebrar as leis e mandamentos imposto pelo criador.

Pois até o rei Davi que era abençoado de Deus pagou suas dividas dos pecados cometidos,mesmo depois do arrependimento?

=================
Resposta do Rev. Ari

Olá Elroberto
Boa tarde!

Esta pergunta é muito boa.

É importantíssimo entender que para Deus não há "pecado, pecadinho, ou pecadão"...pecado é pecado e pronto.

Além do mais, todos nós já nascemos pecadores, somos pecadores, e assim permanecemos até a morte... eu você... os outros leitores... enfim, a humanidade inteira. A diferença se dá no fato de que alguns são pecadores que se arrependem dos seus pecados, e outros são pecadores que permanecem impenitentes. E mesmo que alguém nunca venha a matar, roubar, ou adulterar, ainda assim é um pecador perante Deus. Por quê? Porque nossos primeiros pais pecaram, todos nós nos tornamos pecadores: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". (Rm 5.12)

Veja bem, você cita as Leis e Mandamentos como algo imposto por Deus, como se isto fosse ruim, porém a Lei de Deus é perfeita, o grande problema é que justamente porque somos pecadores, nós quebramos diariamente estas leis e mandamentos. Ora, não é preciso muito esforço para saber que o homem não consegue cumprir todos os mandamentos e leis, basta ver a situação deplorável em que o mundo está. Podemos assim afirmar que mesmo a Lei de Deus sendo para a vida, ainda assim é impossível ao homem alcançar a vida e salvar a si mesmo, visto que o não cumprimento da Lei o torna pecador perante Deus e fatalmente o condena a morte. Não há como pagarmos pessoalmente a dívida que temos com Deus.

E pra piorar a situação da humanidade a mesma Bíblia que ensina que Deus é amor e ama a todos, ensina também que Ele é Puro e Santo, e portanto, rejeita completamente o pecado. Compreendemos então que quem permanece no pecado, isto é, quem está em divida com Deus, deve morrer eternamente.

Ou seja, se por um lado Deus é amor e não quer nos perder, por outro Ele é Santo e Justo e há de punir o pecador.

Como fica este aparente paradoxo?

É ai que Jesus, o Unigênito de Deus entra em ação. Veja o que a Bíblia diz sobre isto: "Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo".  (Rm 5.17)

Jesus disse: Eu não vim para revogar a Lei, eu vim para cumpri-la.

Eis ai a grande solução de Deus. Pois nós de fato somos pecadores, e definitivamente somos incapazes de cumprir a Lei, e de pagar a divida de pecado para com Deus. Mas veio alguém até nós, Jesus Cristo, que não cometeu pecado algum e foi completamente capaz de cumprir a Lei em nosso lugar, nos livrando por assim dizer da maldição da lei, e do pecado que permanecia sobre nós.

E mais, Jesus não somente cumpriu a lei em nosso lugar, como também morreu a morte que nós deveríamos morrer, para nos dar a Sua vida. Por isto na cruz as últimas palavra de Jesus foram: "Está consumado". Isto é, a dívida está paga. Jesus pagou com sua vida a divida de pecado da humanidade.

Em sua pergunta você usou a seguinte expressão: "...depois que arrepender e se converter?"


Bem, o fato é que não há participação do homem na conversão, ninguém converte a si próprio. Mas quando a Palavra de Deus é anunciada, os ouvintes tornam-se alvos da ação do Espírito Santo. Este por sua vez, os convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus, amolece o seu coração de pedra, e Graciosamente lhes oferece a oportunidade de arrependerem-se, e crerem em Jesus como Senhor e Salvador. Pura Obra de Deus no coração do homem perdido.

Conclusão:


Por que os cristãos se consideram salvos e têm certeza de sua vida eterna junto a Deus? Porque quando Deus nos leva ao arrependimento, e nos conduz ao perdão, Ele já não olha para nossos atos, mas sim para os méritos de Cristo na Cruz do calvário, que pagou a nossa dívida por sermos incapazes de pagar por esforço próprio.

Filho, vem pra Jesus! Arrependa-se! Ainda há lugar na casa do Senhor!

Deus o abençoe.

Creia Nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

2 comentários: