sábado, 21 de agosto de 2010

Pergunta do Lisandro, usuário do Y!R, sobre o batismos de Jesus. A Resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Como Jesus foi “batizado” com 30 anos, por João Batista, se o João Batista morreu em 27 d.C.?

É estranho Jesus ter sido batizado por João Batista aos 30 anos, já que o João Batista foi preso em 26 e morreu em 27 d.C.
Em “Antiguidades Judaicas” Flavio Josefo reporta a morte de João Batista a mando de Herodes Antipas, mas não mencionar Salomé, que só existe nas versões modernas.

==================
 
Resposta do Rev. Ari
 
Olá Lisandro
Bom dia!

Sua pergunta é interessante e oportuna. Porém, diferente do que muitos pensam não se trata de uma "contradição bíblica", mas sim de um erro na elaboração do nosso calendário.

O nascimento de Jesus é o episódio que evidentemente deveria assinalar o início da era cristã. Mas, devido a um erro de cálculo, cometido no século 6 d.C. pelo monge Dionísio, "o Pequeno", as duas datas não coincidem. Leia abaixo:

"Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Jesus, mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exactamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano. Estes censos ocorreram para facilitar aos Romanos a contagem do povo e a respectiva cobrança dos impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jesus - 3º parágrafo)

Com isto você pode facilmente concluir que Jesus foi batizado antes do ano 27 d.C, o que provavelmente teria ocorrido lá pelo ano 23 ou 24 d.C.

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Muito interessante, confesso nunca ter reparado nesse detalhe.

    Parabéns, tanto pela resposta, já que esclareceu a dúvida, e também a quem perguntou, pois se trata de um questionamento sábio e pertinente.


    FORA DA ORDEM
    http://fdordem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme
    Graça e Paz!

    Obrigado por seu comentário. Realmente as coisas simples as vezes escapam aos nossos olhos.

    Fique na Paz.

    ResponderExcluir