sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pergunta/Afirmação feita por "Amigo Oculto", usuário do Y!R, sobre se a ressurreição de Lázaro foi verdadeira, ou ele apenas estava cataléptico. Leia abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

É dado ao homem morrer uma só vez. Lázaro morreu duas?

Se Lázaro estava morto e Jesus o ressuscitou, então ele morreu uma segunda vez e dessa não teve jeito, se finou.
Meus amigos, Lázaro não estava morto e sim cataléptico. Tanto que morreu depois como todo mundo. A morte é uma lei natural, portanto imutável e perfeita.
Quando se resolver tirar da vinda do Cristo as coisinhas mágicas e colocar racionalidade, entenderemos a grandiosidade do mestre não em mágicas, mas em profundos ensinos.

"Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo"

Jesus.
"E, assim como aos homens está ordenado MORREREM UMA SÓ VEZ e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9, 27)


Ele não disse que é dado ao homem nascer uma só vez, mas morrer. Então quis dizer que não se morre duas vezes, que a morte é inexorável, única, que não há retorno depois dela consumada.
Nunca se quis dizer que a reencarnação não exista, nunca.
================
Resposta do Rev. Ari:

Olá Amigo Oculto
Boa tarde!

Pela sua pergunta, e pelos detalhes adicionais colocados abaixo da mesma, percebo que você é Espírita. E, como muitos outros religiosos que tentam apoiar seus ensinos na Santa Palavra de Deus, você vai pelo mesmo caminho, distorcendo textos, retirando-os do contexto com o objetivo de comprovar a sua tese. Mas acredite definitivamente o espiritismo não tem respaldo bíblico.

Evidentemente respeito o seu direito de seguir a orientação religiosa que bem quiser. É um direito seu. Mas não posso simplesmente aceitar que a Bíblia seja propositadamente deturpada para apoiar doutrinas de homens.

Vamos à resposta:

Por um lado você distorce o texto bíblico de Hebreus 9.27, forçando a interpretação para explicar que se pode nascer fisicamente outra vez (reencarnação), e por outro tenta “acomodar” o episódio ocorrido com Lázaro (Jo 11.1-46), dizendo que ele não estava morto, mas cataléptico, a fim de que não entre em conflito com o texto de Hebreus. Chega até mesmo se esforçar para por palavras na boca de Senhor Jesus Cristo (a Ele toda honra e toda a Glória).

É necessário que você entenda que não há qualquer conflito ou contradição em todos os textos bíblicos. Com isto posso assegurar que Hebreus 9.27 está em plena harmonia com a ressurreição de Lázaro. Por quê?

Porque se você prestar bem atenção verá que o texto de Hb 9.27 faz parte de um discurso que o autor da epístola inicia no versículo 23 e conclui com uma comparação entre Cristo e os homens nos versos de Hb 9.27 e 9.28. Então se percebe claramente que a ênfase deste texto não recai somente na quantidade de vezes que alguém pode morrer naturalmente, mas também no fato de que a morte é inevitável para humanidade.

E quanto a Lázaro, realmente morreu e ressuscitou? (A Bíblia fala em várias outras ressurreições além da de Lázaro).

Sim, Lázaro realmente morreu, mas não ressuscitou por conta própria, ele foi ressuscitado por Jesus Cristo. E isto fica bem claro quando lemos Jo 11.37-44.

Onde isto se harmoniza com Hb 9.27?

Jesus é o Senhor da vida. Ele é o Verbo encarnado. Ele é Deus. Quando Jesus está presente, nem a Morte, nem o Inferno, nem o Tempo, nada pode impedir o Seu agir. A própria natureza está sujeita a Ele, assim como a morte, a ressurreição, e a vida.

O milagre de ressurreição foi feito pelo poder e vontade de Deus. Ele interferiu na morte de Lázaro, dando a ele mais tempo de vida. E por quê? A Bíblia responde: Para honra e glória de Deus Pai, e para que Ele mesmo fosse glorificado (Jo 11.4).

E isto não implica em contradição com Hb 9.27 simplesmente pelo fato de ter sido a operação de um milagre. E sabemos, que por definição, milagre é algo que ultrapassa o entendimento comum. E acima de tudo é um presente de Deus, que o próprio Deus dá segundo a Sua própria vontade.

É Claro que no tempo certo, não só Lázaro, mas todos os que ressuscitaram voltaram a morrer, cumprindo o que está no texto de Hebreus 9.27.

Filho creia nisto que vou te dizer: Há um só Salvador da humanidade, Jesus Cristo. Ele nasceu para nos salvar, viveu para nos salvar e morreu na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados e nos dar gratuitamente um lugar no céu.

Vem pra Jesus!

Larga dessas doutrinas que não te levam a mais nada senão a perdição eterna.

Vem pra Jesus! Ele quer te salvar. Veja o que a Bíblia diz quanto a isto:

“A saber: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”. (Rm 10.9,10)

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário