quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pergunta feita por Rebeca O. Ribeiro, leitora de nosso blog, sobre se o fato de deixar de cumprir o "Ide" (Mc 16.15), pode comprometer nossa salvação. Leia abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Oi Rev. Ari



Eu estou com uma dúvida, eu gostaria de saber se pregar o evangelho ou não pregar o evangelho compromete a nossa salvação, pois por muitas vezes devido a correria do cotidiano nos falta tempo. E também gostaria de saber como fica a situação de alguém que mesmo tendo tempo de sobra decide não pregar o evangelho de Jesus, será que ela perde a salvação?
 
=========================
Resposta do Rev. Ari:
 
Olá Rebeca

Que a Paz do Senhor esteja com você!

Sua pergunta está relacionada ao cumprir ou não cumprir o “Ide” (Mc 16.15), onde Jesus envia-nos a pregar o evangelho a toda à criatura. Na própria pergunta você coloca dois casos bem distintos: Alguém disposto a cumprir o “Ide”, porém sem tempo por causa da correria do dia a dia, e também alguém com tempo disponível, mas que por negligência, simplesmente não faz o que deveria fazer.

A resposta a sua pergunta poderia ser bem simples, até porque ela parece trazer a resposta em si mesma. Entretanto, como sua principal preocupação está ligada a uma questão de fundamental importância, que é em que circunstâncias alguém pode perder, ou não perder a salvação, vamos então observar alguns textos bíblicos mais a fundo.

Pergunta fundamental nº 1: Quem é o responsável por manter a nossa salvação? Nós mesmos?

Já sabemos que foi o próprio Deus em seu infinito amor que nos escolheu, nos salvou e nos chamou antes da fundação do mundo: “Nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos” (II Tm 1.9).

Agora é necessário estabelecermos quem é o responsável por manter nossa salvação. Sou eu o responsável por manter-me salvo? Mas se eu não passo de um pobre e miserável pecador arrependido, como terei forças em mim mesmo para ser “guardião” de algo tão precioso quanto à salvação eterna??? Certamente Deus tem algo a dizer quanto a isto.


Vejamos o que a Bíblia diz sobre Quem é o responsável por manter nossa salvação:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, (...) reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação...” (1 Pe 1.3-5)

Como diz no versículo acima, através da fé, somos guardados pelo poder de Deus para a salvação. Sabemos que a fé verdadeira não é algo que nasce com o homem, nem resultado de muita dedicação ou força de vontade humana, mas sim resultado da ação de Deus na vida de todo aquele que crê (Rm 10.17). Deste modo, aprendemos aqui que é Deus mesmo o responsável por nos manter salvos. Foi Deus quem nos deu a vida natural, e é Ele quem a preserva. Assim também em relação a nossa salvação, foi Deus quem nos deu a vida eterna e é Ele também quem a preserva.


Sendo assim filha, podemos compreender que nossas boas obras cristãs, sejam elas evangelizando, ou servindo a Deus de qualquer outra forma, não são em momento algum responsável por manter nossa salvação. Aliás, nosso Senhor Jesus, nos coloca em nosso devido lugar, quando ensina: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.(Lc 17.10)

É maravilhoso saber que é Deus quem nos preserva na fé para salvação. Se dependesse de nós, e de nossa obediência incerta, não haveria quem se mantivesse salvo. Em Deus podemos então descansar, pois Deus é fiel e não nos desamparará: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.” (Fp 1.6).

Concluímos que realmente quem mantém nossa salvação é Deus, e o objetivo final desta preservação na fé é a salvação de nossa alma: “...obtendo o fim da vossa fé; a salvação da vossa alma.” (1 Pe 1.9).

Pergunta fundamental nº 2: Ok! Até ai tudo bem, mas se quem mantém minha salvação é Deus, então porque me esforçar tanto em fazer a obra dEle? Por que tanto esforço para manter-me em retidão fazendo o que é certo?

A Bíblia responde: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2.10)

Ai está à grande diferença entre fazer a obra de Deus para manter-se salvo, e fazer a obra justamente porque sou salvo.


É uma questão de motivação.


Se o que me motiva a fazer a obra de Deus é o triste erro de pensar que pelo meu esforço e dedicação mantenho minha salvação, então minha vida é um completo tormento, pois sei que sou fraco, freqüentemente vacilo e deixo de fazer o que deve ser feito.


Mas se por outro lado faço a obra de Deus porque sei que fui criado em Cristo para fazê-las, então alcanço grande consolo e descanso porque sei que tudo o que eu fizer será sempre como uma resposta ao amor de Deus.

Pergunta fundamental nº 3: Mas afinal, pode um cristão verdadeiro simplesmente perder a salvação?

Esta pergunta assombra diariamente todos os cristãos que ignoram o fato de que é Deus quem os guarda com seu poder para a salvação, e que de uma forma ou de outra lutam contra suas próprias fraquezas, e freqüentemente encontram-se no limite de suas forças.

De fato esta questão é bem profunda, mas a própria Palavra de Deus nos tráz o correto ensino sobre este assunto.
Sabemos que Deus quer que todos se salvem: “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4)

Mas sabemos também que nem todos serão salvos: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mt 22.14)

Temos assunto aqui para muito tempo, porém abordarei mais aprofundadamente este tema em outra postagem. Mas resumidamente falando, posso afirmar a você que ninguém perderá a salvação por preguiça, por se descuidar com seus compromissos cristãos, e até certo ponto, por descaso da obra de Deus. Evidentemente isto está errado, e é pecado. Mas não são nossas fraquezas, ou a falibilidade humana, nem mesmo forças espirituais, que nos afastará do amor de Deus (Rm8.38,39).


Também não se perde a salvação quando não se tem tempo de fazer a obra de Deus pelo fato de estar ocupado em cuidar da sua vida e dos seus. Mas veja bem, isto não é desculpa ou motivo para deliberadamente sermos negligentes, com as coisas de Deus.

Quanto a isto, devemos sempre lembrar o que a Santa Palavra de Deus diz quando nos adverte claramente sobre nossa responsabilidade cristã ao nos ensinar que as obras dos salvos serão passadas pelo fogo: “Manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através de fogo”. (1 Co 3:13-15).


Conclusão:

Perder ou não perder a salvação, eis a questão.

A perda da salvação é algo sério, muito triste, e ocorre apenas em caso de completa apostasia. Situação esta que vemos claramente descrita em 1 Tm 4.1,2. “Ora o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,...”


O texto acima, I Timóteo 4.12, está em completa harmonia com o texto de Hebreus 6 abaixo:


“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”. (Hb 6.4-6)


Observe que os dois textos acima se referem não a cristãos que cometeram qualquer pecado na carne, mas mostra claramente cristãos que apostataram da fé verdadeira, que rejeitaram o Senhorio de Cristo. Isto fica claro quando percebemos que o "caíram" apresentado neste texto significa um deliberado, completo e final repúdio a Cristo - um pecado para o qual não há perdão. Infelizmente percebemos também que a expressão "impossível renová-los novamente para arrependimento”, mostra claramente que a condição destes que apostataram, está além de qualquer esperança de recuperação.


Sabe Rebeca, atravessar momentos de crise, até certo ponto, é normal. Mesmo na vida cristã estamos sujeitos a passar por algumas dificuldades. Mas lembre-se, o Senhor Jesus conhece o teu coração. Ele sabe das tuas dificuldades, das tuas tristezas. E o que é mais importante, ainda que por momentos você se sinta distante de Deus, Ele, todavia não te abandonará:


“Mas Sião diz: o Senhor me desamparou o Senhor se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do fruto do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia não me esquecerei de Ti." (Is 49.14,15).


Oremos:


Obrigado Senhor Jesus pelas tuas maravilhas, por ter morrido por mim na cruz do calvário. Agradeço-te pela certeza de salvação que tenho, e por saber que és Tu quem por infinito amor me mantém salvo(a).


Amém!


Deus te abençoe minha filha.


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

====================
Comentário da autora da pergunta:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, (...) reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação...” (1 Pe 1.3-5)



Somos tão pequenos para guardar a salvação, mesmo vigiando, sabemos que nossa carne não é nada confiável.


É maravilhoso saber que é Deus quem nos preserva na fé para salvação "... alcançando o fim da vossa fé; a salvação da vossa alma". ( 1 Pedro 1: 7-9)


Isto realmente é um grande prazer, pois somos feitos para o louvor de Sua glória (Ef. 1: 12)


Entendi que o cristão perde a salvação por apostasia, mas Mateus 22:14, acho que aborda muita coisa e tem haver com "se um cristão pode perder a salvação".


Graça e Paz,


Rebeca
===================
Réplica Rev. Ari:

Olá Rebeca

Graça e Paz em Cristo Jesus!


Realmente, como expus na resposta à sua pergunta, a possibilidade da perda de salvação se dá apenas por apostasia, quem se perde, se perde por culpa própria.


Evidentemente somos culpados por todos os pecados que cometemos, e o pecado cometido na carne pode ocorrer por vários motivos... pode ser por medo, por pressão de outros, pode ser sem querer, ou de propósito, pode ser em pensamentos, palavras, enfim, até dormindo a gente peca, mas em nenhum destes casos estamos negando a Cristo como Senhor e Salvador. Antes o contrário, mesmo em meio ao pecado nossa nova natureza, amparada pelo Espírito Santo, luta contra nossa própria carne, e nossa alma clama pelo arrependimento e o retorno à Paz que só Jesus pode dar. Entretanto, sabemos que permanecendo propositadamente em pecado, o resultado será que andaremos a passos largos em direção a apostasia, e consequentemente à morte espritual (Tg 1.13-15)


A apostasia propriamente dita, difere dos demais pecados por ser ela uma decisão pensada e repensada... Ninguém apostata da fé por acaso, ou sem querer. Tal atitude consiste em completa e total negação da graciosa Obra de Cristo por parte do apóstata. Situação trágica e sem retorno. (Hb 6.4-6)


Já o caso de Mateus 22.14, que na verdade é o final da parábola que começa em Mt 22.1, refere-se não a alguém salvo que se perde, mas a alguém que de fato nunca experimentou a salvação. Ele estava junto com os salvos, parecia-se com um salvo, mas não estava revestido pelo Manto da Salvação que só Jesus pode dar. E mesmo quando perguntado sobre como chegou ali, ele emudeceu e nem sabia o que dizer. Parece muito com algumas igrejas cristãs que conhecemos. Tá cheia de gente, mas boa parte não crê em Jesus como Senhor e Salvador. Apenas está lá porque gosta do louvor, dos milagres, e etc.


Deus te abençoe.

==========================
Tréplica Rebeca:



Reverendo Ari estou tendo prioridade às perguntas concernentes a salvação, porque são dúvidas acumuladas (...). Eu prefiro tirar dúvidas no blog com você respondendo. Achei o seu blog quando fui fazer uma pesquisa.


É muito gratificante exercer nosso chamado. A salvação é pela graça, no entanto, mediante a confissão e arrependimento dos pecados, permanecemos salvos.


1-Agora viver no erro, no pecado, e saber que o que está fazendo é errado, acho isso uma forma de apostasia. Se cometermos pecado, temos que confessar e nos arrepender, e pecado gera morte, e com isso perda da salvação.Deus ama o pecador, e não o pecado. Veja: o pecado nos traz impureza, então conseqüentemente, segundo Gálatas 5:19-21”... os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos Mateus 22:14.


2- Em relação a Romanos 8:38-39, já vi gente justificando que a pessoa suicida não vai para o inferno, por causa desse versículo. Suicídio é pecado...


Obrigada por responder as perguntas, mas não quero te sobrecarregar.


Na Paz,


Rebeca.

=====================

Conclusão do Rev. Ari:

Olá Rebeca
A doce Paz de Cristo!


Fique a vontade para fazer quantas perguntas desejar. É sempre uma alegria poder servir a Deus esclarecendo dúvidas e crescendo na graça e no conhecimento de Deus junto com nossos leitores.


Quanto as tuas afirmações, com toda a certeza Deus ama o pecador, e rejeita completamente o pecado. Nisto você está certíssima. E sem dúvida alguma viver propositadamente no pecado, certamente conduzirá o homem à apostasia e conseqüentemente a perdição eterna (Gl 5.19-21 / Tg 1.13-15). Evidentemente quando afirmei que o pecado venial não é o responsável pela nossa perda de salvação, estava levando em conta apenas situações comuns que todos os cristãos verdadeiros vivenciam no constante “cai e levanta, levanta e cai” da vida cristã, pois como você bem sabe, todos nós pecamos diariamente em pensamentos, palavras, ações, e omissões.


Paulo por outro lado, em Gl 5.19-21, está se referindo a situações grosseiras, onde certamente quem as pratica, o faz propositadamente, e está a caminho de rejeitar completamente a ação do Espírito Santo em sua vida. Por isso ele acertadamente traz tal advertência.


Sobre Mateus 22.14 apenas trascrevo o que já escrevi antes: "Já o caso de Mateus 22.14, que na verdade é o final da parábola que começa em Mt 22.1, refere-se não a alguém salvo que se perde, mas a alguém que de fato nunca experimentou a salvação. Ele estava junto com os salvos, parecia-se com um salvo, mas não estava revestido pelo Manto da Salvação que só Jesus pode dar".


Quero ainda comentar algo que você diz um pouco antes:


“A Salvação é pela graça, no entanto, mediante a confissão e arrependimento dos pecados, permanecemos salvos”.


Talvez eu tenha entendido errado, mas este "“A Salvação é pela graça, no entanto...", me deixou preocupado. A maneira como você aborda a questão nesta sua afirmação acima dá a entender que tanto o arrependimento, quanto a confissão, é obra do homem, que em sua livre vontade decide por arrepender-se e confessar seus pecados.

Imagino que não seja isto que você queira dizer, mas apenas para esclarecimento, devemos compreender com clareza, que nem mesmo a confissão, ou o arrependimento são frutos da vontade natural do homem, senão que é resultados da ação do Espírito Santo, tanto na vida do ímpio antes da conversão, quanto na vida do convertido. Disto temos certeza ao observarmos as palavras de nosso Senhor Jesus (a Ele toda honra e toda a glória) que estão em João 16.8-16.


Sendo assim, mesmo o arrependimento e a confissão, são obras exclusivas de Deus na vida do homem. É claro que somos nós quem dizemos as palavras, "perdoa-me Senhor", mas fazemos isto porque o Espírito Santo agiu em nossas vidas, deste modo entendemos que nossa atitude não é algo que surgiu de nós, mas uma resposta à ação do Espírito Santo.  


Quanto a Romanos 8:38-39 posso assegurar que este texto nada tem a ver com suicídio, mas voltaremos a falar sobre ele em outra postagem.


Deus te abençoe filha.

===========================

Conclusão da Rebeca:

Às vezes, nós estamos tão preocupados em fazer as coisas para Deus, que nos esquecemos de Deus.


“Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8,9)


Obrigado Senhor pela tua GRAÇA. DEUS FIEL.


Rebeca

Um comentário:

  1. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, (...) reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação...” (1 Pe 1.3-5)
    Somos tão pequenos para guardar a salvação, mesmo vigiando, sabemos que nossa carne não é nada confiável.
    É maravilhoso saber que é Deus quem nos preserva na fé para salvação "... alcançando o fim da vossa fé:a salvação da vossa alma". ( 1 Pedro 1: 7-9)
    Isto realmente é um grande prazer, pois somos feitos para o louvor de Sua glória (Ef. 1: 12)
    Entendi que o cristão perde a salvação por apostasia, mas Mateus 22:14, acho que aborda muita coisa e tem haver com "se um cristão pode perder a salvação".
    Graça e Paz,
    Rebeca

    ResponderExcluir