segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pergunta feita por Lara, usuária do Yahoo!Respostas, sobre por que alguns têm certeza de que irão para o céu. Veja abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Pra aqueles que acreditam, por que você tem certeza assim que você vai pro céu?



 
 
========================
Resposta Rev. Ari:
 
Olá Lara
Bom dia!


Toda vez que alguém pergunta: Você tem certeza que irá para o céu? Surgem as mais diversas e estranhas respostas.

Algumas pessoas religiosas de orientação cristã, muitas vezes na dúvida sobre o que responder, fazem uma verdadeira lista de seus "grandes feitos pessoais" em prol do cristianismo, falam de quantas vezes frequentam o culto, enumeram suas ofertas, discursam eloqüentemente sobre o quanto se esmeram no uso de seus dons e, escondidos atrás de uma boa dose de falsa modéstia, finalizam orgulhosos de si mesmos, afirmando que apenas se esforçam por seguir os mandamentos de Deus, o que segundo eles, deve ser o suficiente ao menos para colocá-los na fila dos que provavelmente irão para o céu.

Muitos, porém, com medo de cair no mesmo erro dos legalistas acima, apressam-se em dizer que embora estejam se esforçando para fazer o melhor em tudo, ainda assim não têm certeza quanto a sua salvação.

Outros vão mais além e afirmam categoricamente que é impossível alguém ter esta certeza, pois, embora você possa fazer o bem, rapidinho você pode fazer o que é mal. Além disso, afirmam, vivemos em um mundo de incertezas onde hoje tudo está bem, mas amanhã já não está. Por isto, segundo eles, engana a si próprio quem afirma poder ter certeza de estar salvo.

Temos ainda aquele gigantesco grupo de pessoas que acreditam que serão salvos porque a sua família faz parte da igreja desde que a mesma chegou ao País. Estes são os que vão ao culto por mera tradição familiar. Geralmente se reúnem em "panelinhas", criticam qualquer evento evangelístico que surja na congregação, e acreditam seriamente que o pastor é o único que deve se ocupar de cumprir o "Ide" de Jesus (Mc 16.15). É como se misteriosamente esquecessem completamente do que diz em 1 Pe 2.9 (lamentavelmente isto se parece muito com alguns luteranos que conheço...).

Além destes, tem também os religiosos de orientação não cristã, ou Pseudocrístã, que através de infindáveis rituais, esforçam-se por agradar suas entidades espirituais e assim galgar alguns degraus em uma suposta escala espiritual evolutiva com o intuito de, por merecimento e/ou renascimento evoluído, alcançarem algum tipo de descanso eterno.


Enfim, você pode notar que todas as alegações acima, sejam elas de supostos cristãos, ou de não cristãos,  apontam sempre na direção do próprio homem, quer dizer, mostram sempre o homem como autor, ou pelo menos coautor de sua própria salvação. Evidentemente isto é anti-bíblico e está 100% errado.

É impossível ao homem salvar a si mesmo e receber a vida eterna por esforço próprio, como se de fato pudesse merecer receber tal presente. Os que buscam a salvação por esforço próprio viverão sempre na incerteza, pois o homem é inconstante, nada confiável e completamente incapaz de não pecar. E, evidentemente, quem crê assim não será salvo. Por isto a Palavra de Deus diz: “...Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor.” (Jr 17.5)

Todos somos pecadores. Isto é fato inegável. Qualquer pessoa, até mesmo quem insiste em negar a existência de Deus, sabe quando está pecando (Rm 2.15). Se formos de fato aprofundar o assunto veremos que, por culpa própria, tudo o que o homem realmente merece é a condenação eterna: "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23); "...porque o salário do pecado é a morte..." (Rm 6.23a)

Por isto a Vida Eterna junto a Deus é um ato de Graça por parte de Deus. Graça é um favor imerecido. Não há como nós pagarmos pela salvação. Só nos é possível recebê-la de GRAÇA.

Talvez você insista e pergunte: Como pode ser de graça se todos sabem que não há nada realmente Grátis neste mundo?

Na verdade Lara, para humanidade a salvação é de graça porque alguém já pagou um alto preço por ela: O Sangue precioso de Jesus Cristo vertido na Cruz do Calvário foi o preço pago pela nossa salvação. (Hb 9.14)

Diante disto, não somente eu, mas milhões de pessoas pelo mundo a fora, amparados pela Graça de Deus, sem dúvida alguma, sem medo, ou insegurança alguma, podem afirmar que têm completa e absoluta certeza de que em Jesus estamos salvos, e quando morrermos iremos para o céu.

Não sei quanto a você, mas de minha parte posso afirmar que eu estou salvo porque confio somente em Jesus Cristo para a vida eterna. Porque creio que Jesus morreu na cruz para pagar a pena pelos meus/nossos pecados. Simples assim.

Apenas reforçando o que já foi dito, a salvação não é um privilégio de quem se esforça para fazer tudo certo. Não é um prêmio de 1º lugar para alguém, que sem cometer pecado algum, tenha feito o melhor em tudo, algo que sem dúvida é impossível ao homem que já nasce perdido em seus delitos e pecados (Ef 2.1).

A Salvação é um presente de Deus. E este presente é dado gratuitamente para todo aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador. Isto nada tem a ver com algo que eu fiz, ou deixei de fazer, mas com algo que por amor Jesus fez por todos nós.

Veja o que o próprio Deus diz para aqueles que pensam que se salvarão por esforço próprio:

“Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8,9)

Veja agora o que Deus diz sobre qual o verdadeiro caminho para a Salvação:

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. (Atos 16.31)

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. (Rm 10.9,10)

É isto Lara, como você pode ver acima, os textos apontam sempre JESUS como autor da nossa salvação, e não o próprio homem como querem alguns. Eu creio em Jesus como Senhor e Salvador. E você?

Não perca tempo. Hoje é um ótimo dia para receber o maravilhoso presente da vida eterna. Vem pra Jesus! Creia nEle e tenha com toda a segurança, a certeza de sua salvação.


Vem pra Jesus!


Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
IELM - Teólogo Luterano 
Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. As vezes, nós estamos tão preocupados em fazer as coisas para Deus, que nos esquecemos de Deus.
    "Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8,9)

    Obrigado Senhor pela tua GRAÇA. DEUS FIEL.

    Rebeca

    ResponderExcluir