terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pergunta feita por Tatiane, usuária do Yahoo!Respostas, sobre "Eleição e Predestinação". Veja abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Eleitos e predestinados??? Qual é a sua interpretação?



Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 1 Tessalonicenses 1:4


Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Colossenses 3:12


E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. Marcos 13:20


E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5


Só somos eleitos através da nossa comunhão com Cristo???


Bom dia para todos!!!
===================
Resposta do Rev. Ari:

Olá Tatiane
Graça e Paz!

A doutrina da predestinação e eleição é, resumidamente, isto: Tudo o que Deus fez, faz, e ainda fará durante nossa vida terrena, a fim de levar-nos a fé em Cristo, e preservar-nos nesta fé para salvação eterna, não é acaso. Não é motivado por algum mérito ou dignidade pessoal, ou conduta melhor, prevista por Deus em algumas pessoas. Deus o intencionou e planejou desde a eternidade, e pela graça por causa de Cristo, nos escolheu e predestinou para a salvação antes da fundação do mundo.

Veja o que a Bíblia diz sobre isto: “Nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos” (II Tm 1.9).

No texto acima, o Apóstolo Paulo chama a atenção para o fato de que todos os cristãos haviam sido chamados e convertidos através do evangelho. Isso não aconteceu por acaso. Nem porque Deus haja descoberto algum mérito e virtude em alguém. Mas sim pelo fato de que o próprio Deus resolveu isso antes dos tempos eternos, de acordo com sua graça em Cristo Jesus.

A eleição é ato de Deus. “Ele nos escolheu”. O homem não escolheu a Deus como seu Pai, mas Deus escolheu o homem para ser seu filho. Deus não tomou esta decisão durante a vida terrena da pessoa, mas antes da fundação do mundo. A questão não é determinada enquanto o homem vive na terra, de acordo com sua conduta, mas antes de seu nascimento (Rm 9.11), antes de começar o mundo (II Tm 1.9).

O decreto da predestinação, por isso, não só ordena a final salvação dos eleitos, mas inclui todo o caminho que os leva aos céus. Em outras palavras, Deus predestinou os eleitos para vida eterna via conversão, fé, justificação, santificação, e preservação na fé, como diz Paulo: “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.” (II Ts 2.13).

Deus te abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

=====================================================================
Fonte:
Sumário da Doutrina Cristã - Pág. 175 a 177- Edward W. A. Koehler - Editora Concórdia - 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário