quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pergunta feita por "Juca Chaves", usuário do Y!R, sobre ser convertido e continuar pecando. Acompanhe:

Por que mesmo depois de convertido continuo em pecado?



Sou um homem casado há 20 anos. Amo minha esposa. Não imagino minha vida sem ela.
Eu era católico, há uns 13 anos me envolvi com uma amiga da minha mulher. Depois de terminado, fiquei arrasado. Um amigo me convidou para ir à igreja evangélica dele. Dois anos depois eu estava convertido.


Agora, passados quase 5 anos, caí no pecado novamente...


Não sei o que faço.

==================
Resposta do Rev. Ari:

Olá Juca Chaves
Boa tarde!

A sua situação é bastante triste, mas não muito diferente de muitos outros cristãos que após terem uma vida repleta de bênçãos acabam caindo no "laço do passarinheiro".

A origem do mal é sempre a mesma. A diferença fica por conta da maneira e dos motivos pelos quais alguém pode cair. No seu caso você já sabe qual a sua fraqueza.

Por isto Tiago ensina:

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte". (Tg 1.12-15)

O apóstolo Paulo, inspirado por Deus escreve com muito acerto:

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1 Corintios 10:12)”.

Sua pergunta é: "Por que mesmo depois de convertido continuo pecando".

Primeiro é necessário você entender que tanto cristãos, como os não cristãos estão sempre sujeitos ao pecado, a diferença  se dá no fato de que o cristão, amparado pelo Espírito Santo, vai rejeitar o pecado, enquanto o não cristão muitas vezes, além de se apegar a determinadas práticas condenadas pela Palavra de Deus, talvez até nem aceite que tal conduta seja vista como pecado.

Mas por que então alguns cristãos não tão "neófitos" assim, caem em pecados grosseiros? Porque a verdade é que em alguns casos, quanto mais tempo o cristão tem de vida cristã, tanto mais fácil é de cair, pois além das tentações que nunca param, ele próprio, talvez por considerar-se suficientemente maduro e seguro de si, se descuida de sua vida devocional, e consequentemente a queda é certa. Coisa que raramente acontece no começo da vida cristã visto que a empolgação do "primeiro amor" o leva a zelar pela sua fé.

Então meu conselho para você é: ARREPENDA-SE E ABANDONE O PECADO ENQUANTO É TEMPO.

Volte ao "primeiro amor". Não dê oportunidade ao Diabo.

Se você realmente ama sua esposa e quer sair desta situação, em primeiro lugar procure o seu pastor e peça orientação a ele. Em seguida, de acordo com a orientação recebida, converse com sua esposa sobre o que está acontecendo, ela é a parte ofendida, merece todo o respeito, e acima de tudo tem direito de decidir que atitude tomar quanto ao que está ocorrendo em seu casamento. Só assim será possível ter uma vida cristã sadia ao lado da pessoa que você ama.

Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, possa amparar você e sua esposa nesta hora de tribulação.

Não sofras mais, Jesus te ama.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!
====================

Comentário do autor da pergunta:

Rev. Ari, também sou grato às suas palavras, mesmo já tendo ouvido semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário