quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pergunta: As mulheres podem falar na igreja? Feita por "Só sei que nada sei" no Y! R, respondida pelo Rev. Ari e escolhida como a melhor resposta.

Afinal, as mulheres podem ou não pronunciar-se nas igrejas?


I CORINTIOS 11 - 14

Paulo instrui as mulheres sobre como falar na igreja: de acordo com o capítulo 11, quando orarem e profetizarem – atividades que sempre eram desempenhadas em alta voz nas reuniões cristãs de adoração -, elas devem se certificar de estar com as cabeças cobertas por véus (11,2-16). Nessa passagem, seguramente escrita por Paulo, está claro que ele entende que as mulheres podem falar e falam na igreja.


Na passagem do capítulo 14, porém, fica igualmente claro que "Paulo" proíbe terminantemente as mulheres de falar. É difícil conciliar essas duas perspectivas – Paulo permite às mulheres falar (de cabeças cobertas, capítulo 11) ou não (capítulo 14)? Dado que parece impossível pensar que Paulo pudesse se contradizer tão rapidamente, no curto espaço de três capítulos, parece que os versículos em questão não provêem dele.(?) (sic).


==================



Resposta do Rev. Ari

Olá Só sei que nada sei
Boa tarde!

Não há contradição alguma entre I Co 11:5 e I Co 14:34.

E pode ter certeza que os dois textos pertencem ao mesmo autor, o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo.

Para você ter a correta compreensão dos textos em questão basta ler atentamente o capítulo onze e você verá que este é uma continuação do Cap. 10:23 em diante, onde Paulo fala em termos gerais sobre os limites da liberdade cristã, e algumas regras para igreja de Corinto.

Fica claro neste texto que as mulheres têm participação normal na vida da igreja como membros do corpo de Cristo participando ativamente das orações. Entretanto é necessário você observar que "Orar e Profetizar" não é o mesmo que "ficar falando/conversando na igreja".

Então quando Paulo diz que orar e profetizar é permitido desde que cubram a cabeça, ele não está contrariando o que dirá mais adiante visto que lá ele se refere unicamente a "falar", "perguntar", "tagarelar" na igreja.

Isto fica claro quando lemos o que Paulo diz em I Co 14:34 e 35:

"conservem-se as mulheres caladas na igreja, (...)Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido (...)”.

Vê-se claramente no texto acima que a expressão "conservem-se as mulheres caladas na igreja" , está diretamente ligada ao "se (...) querem aprender (...) interroguem em casa (...)o marido".

Como eu disse antes, percebe-se imediatamente que no caso de I Co 14:34,35, a proibição é quanto a "falar/conversar", fazer "perguntas" durante o culto, e não quanto a Orar e Profetizar, que com certeza fazem parte do culto cristão.

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!
=================


Comentário do autor da pergunta:

Foi a explicação mais sensata, mas ainda continuo com algumas dúvidas. Deus abençoa a todos (sic).

Nenhum comentário:

Postar um comentário