domingo, 18 de julho de 2010

Pergunta feita por Ex-Seminarista sobre Martinho Lutero ao Yahoo! Respostas - A resposta do Rev. Ari - Escolhida por votação como a melhor. Acompanhe:

Protestantes, porque vosso fundador (Lutero) chamou Cristo de 'Diabo'? Por que ele chamou Cristo de adúltero?

BLASFÊMIAS DE LUTERO

Lutero disse muitas blasfêmias sobre Cristo. Em suas "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] -- que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo.

Passo-lhe o texto de Lutero tal qual foi publicado no livro dele "Conversas à Mesa" (perdoe-me citar essa blasfêmia, mas é para que se conheça quem foi Lutero):

"CRISTO ADÚLTERO. CRISTO COMETEU ADULTÉRIO PELA PRIMEIRA VEZ COM A MULHER DA FONTE [DO POÇO DE JACÓ] DE QUE NOS FALA SÃO JOÃO. NÃO SE MURMURAVA EM TORNO DELE: "QUE FEZ, ENTÃO, COM ELA? " DEPOIS, COM MADALENA, DEPOIS, COM A MULHER ADÚTERA, QUE ELE ABSOLVEU TÃO LEVIANAMENTE. ASSIM, CRISTO, TÃO PIEDOSO, TAMBÉM TEVE QUE FORNICAR, ANTES DE MORRER" (Lutero, Tischredden, CONVERSAS À MESA, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, MARTIM LUTERO, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).

NOUTRA OCASIÃO, LUTERO BALSFEMOU CONTRA DEUS, AO DIZER QUE DEUS AGE COMO LOUCO OU COMO MUITO TOLO:

"Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).

Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111).

Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles.

NESSE CADERNOS, LUTERO AFIRMA QUE CRISTO É, AO MESMO TEMPO, DEUS E O DIABO, O BEM E O MAL. ORA, ISSO CARACTERIZA LUTERO TIPICAMENTE COMO DUALISTA GNÓSTICO, E EXPLICA TODAS AS SUAS DOUTRINAS MAIS DELIRANTES.

Pergunta-me você como os protestantes seguem Lutero, apesar dessas loucuras e balsfêmias.

Respondo-lhe dizendo que, em geral, os protestantes comuns desconhecem os escritos de Lutero. Os poucos Pastores que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo procuram ocultar tais frases do seu primeiro mestre.

Por isso, quando conheço algum protestante, procuro sempre recomendar que ele leia o que escreveu Lutero. Isso muitas vezes faz com que eles abram os olhos sobre a maldade do fundador do protestantismo.

ARTIGO COMPLETO NO LINK ABAIXO:

Virgo purissima, ora pro nobis.

========================

Melhor resposta - Escolhida por votação

Rev. Ari

Olá Ex-Seminarita
Bom dia!

Você parece ter certo apreço pelos Protestantes, em especial por nós Luteranos. Em 26 de janeiro deste ano você fez a mesma pergunta. Isto realmente é muito estranho, mas a verdade é que algo assim tão perto do ódio só pode ser amor.

Têm-se a impressão que você “esquece” que o motivo que originou a Reforma foi às atrocidades cometidas pela Igreja Católica Apostólica Romana em nome de Deus. Se você estivesse realmente imbuído em alertar as pessoas para que abandonem o ensino herético, você começaria alertando seus próprios irmãos de fé sobre o passado de sua própria igreja. Mas mesmo assim, sabendo do passado tão controverso e até criminoso da ICAR você não deixou de ser católico. E sabe por quê? Simplesmente porque você está cego, na verdade o pior tipo de cego, pois vê apenas o que quer ver.

Você acha mesmo que os Luteranos seguem Lutero? Nós servimos a Jesus Cristo, Senhor e Salvador de todo aquele que nele crê.

Entretanto se de fato você fosse um cristão convicto de sua função como tal, ao invés de tentar denegrir o protestantismo, você estaria é anunciando o evangelho a toda criatura como convém a um cristão verdadeiro.

Além do mais é visível o fato de que você não tem conhecimento algum sobre a história do protestantismo, e menos ainda sobre o luteranismo.

Lamentavelmente você pesquisa no Google apenas o que serve para dar base as suas acusações e se apressa para formar uma opinião sobre algo que você mesmo desconhece.

Não estou aqui para defender Lutero.

Mas veja ao seu redor, há uma infinidade de Paróquias Luteranas espalhadas pelo mundo todo. A história fala por si. Você acha mesmo que estas igrejas, escolas, e universidades são frutos de uma igreja que baseia sua existência nas blasfêmias de Lutero?

Além do mais como diz no site http://www.portal-luterano.org.br/tablet…

“As Tischreden são compilações de frases que saíram da boca de Lutero, mas não de sua pena. É no mínimo temerário usar frases soltas de Lutero que foram anotadas por várias pessoas diferentes (muitas vezes às pressas) para fazer acusações sem levar em consideração as obras que o próprio Lutero escreveu e publicou”.

Agora vamos falar claramente. E se Lutero de fato tiver dito tais blasfêmias? Já te ocorreu que Lutero foi padre e que no começo da Reforma pensava como tal? Por acaso ele também não poderia ter se arrependido? Não poderia ter mudado de idéia sobre estas questões? Você já leu todos os escritos de Lutero e comparou com suas afirmações para ver se ele permaneceu no mesmo erro? Tenho certeza que não leu, pois se tivesse lido concordaria comigo que Lutero encontrou o perdão de Deus, e como nova criatura serviu a Deus fazendo aquilo para o qual Deus realmente o havia chamado, a saber: Combater a obra diabólica que a ICAR vinha fazendo.

Meu filho, ainda há tempo de rever seus conceitos. Jesus morreu para pagar a pena pelos nossos pecados. Pare de perseguir aqueles que são diferentes de você, arrependa-se dos seus próprios pecados e sirva a Deus como alguém que sabe o seu lugar de servo.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

=================

Réplica do Autor da pergunta:

Sr. Ari, tentei enviar-lhe uma mensagem mas vi que essa opção não está ativa.

Um dos grandes males do séc. XX foi não ter existido a Santa Inquisição. Centenas de milhões de mortes teriam sido evitadas.

A esse respeito, por favor, veja o link que segue:<http://www.montfort.org.br/index.php?sec…

A respeito do seu argumento de que a obra "Conversas ao pé da mesa" é fruto de mera compilação de frases orais e não escritas tenho a dizer o seguinte: o Evangelho também o é. Isso por si só não descaracteriza essa obra.

=================

Tréplica - Rev. Ari: Ao Ex-Seminarista

Rev. Ari

Em primeiro lugar sua comparação entre o que Lutero disse, e o Santo Evangelho, por si só já constituem pecado. Pois quem é Lutero para que a maneira como suas palavras foram registradas, possam ser comparadas com o "Modus Operandis" de Deus em relação as Sagradas Escrituras? Ou você está afirmando que os escritos sobre a vida de Lutero foram inspirados por Deus, ou está afirmando que as Escrituras não foram inspiradas, senão que também não passaram de Tischreden. (Herr, erbarme dich!).

Lutero foi um homem como qualquer outro. Bem provavelmente deve ter cometido muito mais pecados do que podemos imaginar. [Além do mais], Se o que um homem disse, ou deixou de dizer em seu passado for a regra para aceitar ou não seus ensinamentos, então o que dizer de alguns personagens bíblicos?

O que dizer do Rei Davi? Mentiu. Adulterou. Foi mentor de um assassinato. Porém mesmo assim a Bíblia diz que Davi é um homem "segundo o coração de Deus".

E Pedro que até negou a Cristo. Devemos arrancar as Epítolas de Pedro de nossas Bíblias?
E Paulo então? Quanto não deve ter blasfemado? Além do que perseguiu e assassinou cristãos. Devemos rejeitar os ensinamentos paulinos?

Pedro, Paulo e Davi eram humanamente melhores que Lutero? É claro que não.

Evidentemente sabemos que Davi, Pedro e Paulo se arrependeram, será que é tão difícil aceitar que Lutero também tenha se arrependido?
Quando lemos os textos sobre Davi, e os de Pedro e de Paulo concordamos que eles são verdadeiramente servos de Deus por terem reconhecido seus pecados, e arrependidos puderam servir a Deus, não é verdade? Então faça o mesmo em relação a Lutero. Leia os demais textos dele e depois tire suas conclusões se ele também se arrependeu ou não de seu passado.

OBS.: A propósito, sei que não sou melhor que ninguém. Sou apenas mais um servo de Deus chamado e ordenado ao Santo Ministério. Porém importa saber que o "Sr. Ari" "morreu" no dia em que fui ordenado, por isso prefiro que dirija-se a mim como Rev. Ari, usando do mesmo respeito como também eu uso quando me dirijo aos padres, pastores e demais Sacerdotes e Lídres de outras religiões tratando-os como convém.

5 comentários:

  1. olá, irmão!
    parabéns pela resposta! Fala por sí. Curiosamente, há que se questionar a origem dos comentários sobre as conversas de pé de mesa de Lutero: um padre da ICAR. Claro que existem muitos padres idôneos aos quais respeitos. Mas são em número maior aqueles que procuram denegrir a pessoa do Reformador Lutero. particularmente, muito ouvi e lí sobre essas conversas de Lutero, de fonte confiável e elas nada mais fazem a nao ser enaltecer a fé cristã.

    abraço, no Senhor da Igreja
    pastor Lauro Schneider

    nossa página; http;//www.igrejaevangelicaluterana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ao Rev. Ary Deus é fiel , e com certeza te abençoará mais e mais,pois O nome dele é glorificado nas tuas palavras.A paz de nosso Senhor e Salvador JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Olá amados,
    Paz e Graça em Cristo Jesus!

    Obrigado por seus comentários.

    Que o Senhor Jesus os abençoe grandemente.

    ResponderExcluir